O que podemos fazer em busca da eficiência energética e da poupança dos recursos terrestres? Uma das formas, apontam todos os especialistas, é usar a energia solar, que ainda nos acompanhará por alguns milhões – ou bilhões – de anos.
O problema não é a utilização deste tipo de energia, mas como acumulá-la, por exemplo, para movimentar aparelhos portáteis, o que significa que precisaríamos de acumuladores que também sejam portáteis. Este problema foi resolvido em forma de vestimenta.
Inspirado em Paco Rabanne, um dos mais consagrados estilistas da moda mundial, acaba de ser colocado à venda nos Estados Unidos um vestido (foto) que é também um acumulador solar e que pode ser usado para alimentar um notebook ou recarregar o celular, o pocket PC ou outro gadget.
Nesta configuração, o vestido tem 448 placas de circuitos elétricos – o número pode aumentar, se o vestido ficar mais comprido – que acumulam a eletricidade. Tem, também, uma porta USB onde se podem ligar os aparelhos e uma porta que permite a transferência de dados. Bom, os detalhes não são assim tão importantes, pois são coisas de geeks.
O importante é que, garantem, o vestido funciona mesmo. E com isso, pode ser uma alternativa para a economia dos preciosos recursos do planeta terra. A questão que fica é: Você usaria um vestido assim? E no caso dos homens, na hora em que lançarem um paletó, um casaco masculino, você usaria? (Via Wired, em inglês)
EDUCAÇÃO É FUNDAMENTAL
Esta é a principal justificativa dos leitores para colocarem à frente da pesquisa que o blog faz a educação. Diante da pergunta: O que é mais importante hoje? Uma parcela significativa, 40% dos votantes, indicou a educação e quem comentou justificou a escolha dizendo, de forma resumida, que ela é a base de tudo, portanto, fundamental.
O segundo item mais votado é a saúde e a família, o que também faz sentido, pois ela é necessária até para que tenhamos condições de estudar e a família fornece a base para tudo. Economia e segurança vêm a seguir, mas todos os outros itens também receberam votos, o que mostra que eles são também importantes. Aliás, como já ressaltaram vários leitores, todos se integram e são mesmo importantes.
A pesquisa continua por mais uma semana. Se você não votou ainda, vá lá na barra lateral, escolha um dos itens, vote e deixe um comentário explicando sua escolha.
Um ótimo final de semana para todos nós.
22 Respostas
Usaria sem duvida ! Alias, adorei o modelito 🙂
So que para mim teria que ser um pouco mais cumprido pois sou uma senhoura casada e maridex nao ia gostar muito de me ver por ai mostrando as pernocas desse jeito.
Eh claro que ele jamais falaria o real motivo e certamente apelaria para o maior armazenamento de energia :).
Bem sacado 🙂
Se não tiver risco de dar curto, e morrer assado, usaria sim. É uma coisa que álias, eu ainda não entendo o motivo de não ter emplacado.
Vou dar uma votadinha na enquete.
Eu usaria, mas teria q acrescentar uns bons centimetros!!!
Qual eh esse outro encontro em discussao?!!?
Beijos, Dani
PS: e ai, preparado pra maratona?!?!
Se fosse para economizar energia, eu usaria sim , Lino, claro, desde que o modelito fosse adaptado à minha já provecta idade…rsrsrsr
Beijão.
É uma boa idéia e nem é tão novidade assim. Lembro de já ter visto um casaco com algumas células solares usadas para recarregar ipods…
A energia solar caseira hoje já é uma realidade. Logo, logo vamos ter a energia solar pessoal. Porque não ?
Um abraço e bom fim de semana.
A idéia é boa, mas acho q a tecnologia conseguirá fazer roupas mais ‘usáveis’ e menos psicodélicas. rsrs mas é um bom começo.
Beijo
Desculpe amigo Lino, mas não perco a piada…portas USB…Onde??? para transmissão de dados é…hãhã, interessante! abç e bom final de semana.
🙂 quando comecei a ler, pensei que os acumuladores de energia fossem para alimentar a “boneca”. AndarÃamos todos uniformizados pelas ruas? Porque já não fazem bolsas ou mochilas que guardam os portáteis com esse material? ou mesmo os portáteis? Assim como as calculadoras. Sei lá, viu?
Bom fim de semana! Beijus
Eu usaria sim (claro que o modelito precisaria ser um pouco mais discreto), mas ele só poderia ser usado no verão, porque no inverno o sol por aqui é raro.
Votei na saúde, porque sem ela todo o resto não pode ser conquistado.
Um abraço.
Se eu tivesse o corpinho da modelo foto certamente usaria….kkkkk.
Se toda garota com esse corpo usar um vestido assim, eu aprovo completamente.
Eu não usaria vestido, mas se fosse uma mochila, com certeza. Interessante, mas muito esquisito pro meu gosto.
abraço, garoto
Educação é a base de tudo ne amigo?
O vestido eu aprovo. O paletó eu não usaria.
Educação é mo meu voto. Grande fim de semana para todos nós. Abraçus
tudo iria depender de onde sairiam os tais cabinhos!
dependeria de onde sairiam os tais cabinhos!
Uma empresa americana, a Nanosolar, está a fazer avanços muito promissores na área da produção de energia eléctrica por painéis fotovoltaicos… A empresa patentou um semicondutor ultrafino e muito durável (poderá ser usado durante 25 anos) designado por CIGS (â€Copper Indium Gallium Diselenideâ€) que inova radicalmente quer nos processos de fabrico dos painéis solares mais convencionais quer no próprio rendimento e custo de produção… De facto, tudo gira em torno de um tipo especial de tinta de que são revestidos os painéis solares e da mistura homogénea das nanoparticulas da tinta que garante que a sua distribuição superficial está sempre correcta onde quer que ela seja depositada e seja em que extensão de área o fôr. Os painéis assim produzidos obtêm a notável eficiência energética de 19,5% a um custo de apenas 13 cêntimos de dólar por cada Watt produzido (entre 1/10 e 1&5 do habitual). O processo de produção é rápido e possibilita um menor desperdÃcio de material, já que se trata de uma tinta e pode ser distribuÃdo por vários tipos de superfÃcie, em várias formas.
Dado que o problema maior das formas convencionais de produção de energia eléctrica a partir do Sol eram precisamente o custo dos painés e a longa amortização (3 a 5 anos) que implicavam e a eficiência energética (7% a 9% nos sistemas convencionais) estes desenvolvimentos são muito interessantes… E nem já sequer teóricos, uma vez que a empresa está a construir em San Jose (EUA) e em Berlim (Alemanha) duas fábricas destes novos painéis e pensava começar a sua comercialização ainda durante o ano de 2007…
Fontes:
Nanosolar
Wikipedia
Grande Lino,
acredito que daqui a pouco tempo os acumuladores serão bem diminutos, o que dará mais aparência de tecido como conhecemos hoje. De qualquer forma, o vestido não cairia mal para as moças. Eu até me imagino chegar perto de uma delas usando essa roupinha, e, com o notebook na mão, perguntar: “posso me conectar em você?”. Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.
Oi Lino, muito legal adorei a idéia. Mas a gente tem que estar com coipichio da moçoila pra ficar legal não é? Hiiiii! Rsrsrs. Mas falando sério, desperdiçamos tanta energia, porque não usá-la de maneira inteligente… Agora é só o pessoal adequar os acumuladores para nosso conforto… lembrei do dÃnamo que tinha na minha bicicleta para ter luz no farolzinho que meu pai colocou. Era a sensação da meninada!
Um beijo!
Caraca…já visualizei um cara…ei morena…deixa eu plugar meu pen drive aà na sua porta USB…
fala sério…não falta mais nada.
Boa semana.
Eu definitivamente não usaria OUusaria!!!!
abs
Rá que idéia.
Até usaria um paletó, ainda mais se aumenta-se a autonomia do notebook´s.
Soluções sendo criadas, agora é ver como são recebidas.
[s]s