Há alguns meses vimos o chamado “mercado” quase ruir graças aos investimentos de risco feito por grandes jogadores no mercado imobiliário, chamado de subprime. Na verdade, o “mercado” estava apostando em um dos mais antigos desejos do homem, que é ter a sua casa própria.
Se tomarmos como base o que ocorreu nos Estados Unidos – não a especulação, mas a compra da casa própria – podemos dizer que este desejo – o de ter o seu lugar onde morar – é comum ao ocidente. No caso do Brasil, então, sempre ouvimos dizer que um dos maiores sonhos dos brasileiros é ter sua casa. E para isso dispõe-se – aliás, como em outros lugares – a pagar por longos e longos anos.
Não tinha visto, até agora, este desejo transformado em números. Aqui, no Espírito Santo, o jornal A Tribuna publicou, nesta semana, um levantamento feito por consultoria a partir do volume do Produto Interno Bruto estadual. E uma das revelações é que entre os dez maiores gastos das pessoas, três são relacionados aos imóveis, indo do aluguel à compra e, dela, à reforma.
O curioso é que a maior parte deste gasto se dá com aluguel, não com a compra. Ela, na verdade, vem atrás do desejo de se ter um automóvel e fica bem à frente da reforma, em sétimo lugar nos gastos. Na listagem estão, também e como não poderia deixar de ser, os dispêndios com comida fora de casa. A correria da vida fez com que, de há muito, não mais almocemos em casa. Então, este tipo de gasto aumenta.
Um dos dados surpreendentes do levantamento é que os gastos com saúde estão apenas em décimo lugar e, sabemos, pelos resultados de todas as pesquisas, que saúde é uma prioridade dos brasileiros. Com ela, no entanto, eles gastam menos do em móveis, por exemplo, e muito menos do que em educação. E por falar em dados surpreendentes, o que se gasta com cerveja é bem mais do que o gasto com verduras, legumes e frutas.
Aparentemente, entre uma comida saudável e uma cerveja, o capixaba prefere a última. Não será o mesmo em se tratando dos brasileiros? O fato é que uma geladinha é mesmo atraente, principalmente com o sol a pino e à beira praia. Mas sou capaz de apostar que o capixaba não é o maior bebedor de cerveja do país.
Artigos Relacionados:







{ 11 conversas }
Sem dúvida, a geladinha tem e sempre terá seu lugar, Lino!
Sou adepta do ditado: “Vamos beber porque comer engorda!”, hahahaha”
Bjo.
Bom,aqui em SP,ando impressionado com a quantidade de lançamentos pra todas as classes. pipocam como se fosse muito facil vender um ap de altíssimo padrão,por exemplo.\
Vai entender,hehehe
Abração!!
Lino loira,preta ou mulata, super gelada e em cima da mesa é o que eu mais venero. Não só eu não compadre, o brasileiro em geral.
Ô Lino, dizem por aqui que a cevada é um ótimo alimento.
Lino, ando impressionada com a bebedeira do povo!
Falta feijão, mas não falta a cachaça!
Beijus
Lino,
meu caro… talvez a necessidade humana de ter um lar seja uma questão meio sócio-filosófica, pois tendo seu próprio espaço é mais fácil o ser humano impor sua individualidade e suas opiniões, por outro lado… convenhamos… É muito melhor você buscar um teto com saúde, do que ter um teto e morrer sem poder aproveitá-lo…
Beijos (Des)conexos!;)
Também posso apostar.Em outros estados bebe-se mais ( não vou citar aquí meu pensamento senão vira polêmica rsrsr).
Faço parte desse sonho da casa própria ao projetar esse sonho e colocar nele todos os anseios de quem vai morar. É um belo trabalho, que adoro.
beijão, Lino.
Perdoe a ausência forçada.
Pois é, meu amigo!
As pessoas tendem a imitar o governo. E como o nosso governante mor gasta pouco com a saúde do povo mas não dispensa uma boa cervejinha… o exemplo está dado e é para ser seguido.
E como não estamos na França de Maria Antonieta, aquí se diz que, se o povo tem fome, dê-lhe cevada, que alimenta… e ainda embota o juizo… rs.
Grande abraço.
QueridoLino,
|Eu nunca bebi álcoolem toda minah vida. Mas acho loucura abrir mão equalquer coisaem detrimento da bebida.
Quanto ao sonho da casa própria, comprar casa, apartamento aqui em Maceió está sendo balela. 390 meses para pagar. São imóveis populares e creioser uma manobra política. Esmola demais o santo desconfia. Principalmente, se tratando de Alagoas.
Lino, eu postei um video no YOUTUBE sobre o Dia Mundial dos refugiados.
http://www.youtube.com/watch?v=VPOta8Re3mY
Eescrevi um post sobre.
bjs e dias felizes
lino, hj msm eu li uma matéria que tem a ver c/ isso, dá uma olhada: http://veja.abril.com.br/040608/p_162.shtml
abraços
Lino, brasileiro é assim, sempre coloca os carros na frente dos bois. A primeira coisa que ele quer ao receber uma boa grana é o carro do ano. A casa, bem, fica sempre para depois.
Quanto ao mercado imobiliário0 em Sampa, cresce a todo momento, mas os preços são da hora da morte.
As conversas deste artigo estão encerradas.