SEXO, MÚSICA E IMAGEM PÚBLICA

O sexo, todos sabemos mas nem sempre todos concordamos, faz parte da vida. Embora tenha havido um grande avanço da ciência, ainda é ele o responsável maior pela reprodução, não só humana, mas em todo o reino animal. No caso de nós, humanos, temos uma diferença fundamental, que é o usar o sexo como lazer, divertimento e prazer – pelo menos uma parte de nós. Este é um comportamento único, exclusivo daqueles que se colocam no topo da cadeia alimentar e acham que são os dominadores do mundo.

Mas a que vem isso? Tudo começou com a leitura de uma entrevista da cantora Rihanna, hoje uma mega star, que candidamente confessou que, sim, suas musicas tem apelo sexual e, sim, ela também usa a sensualidade nos seus shows, mas não o faz de forma deliberada. Para ela, que se apresenta de shortinho e de barriga de fora, sempre rebolando e sugerindo interação sexual, o sexo é coisa natural na música. Sim, ele também é coisa natural na vida. O que não é natural é sua exploração.

E é a exploração sexual que temos visto – e não se trata de prostituição, não. Veja a música. Rihanna não é o único caso. Beyoncé também usa o sensual em suas musicas de foram explicita, assim como muitos outros artistas, indo dos artistas teens, como Justin Bieber, aos astros consagrados, que o fazem de maneira mais discreta, mas que cuja música contem, mesmo assim, este apelo. E a sensualidade, na verdade, está em todos os lugares.

Ela está nos outdoors com os mais diferentes anúncios, sendo um dos últimos o que mostra a modelo Gisele Bundchen em lingerie. Está na televisão, indo dos anúncios às novelas. Está no cinema, com vários filmes sendo quase que explícitos em relação ao sexo e ao ato sexual. E está, também, nas nossas vidas, privada e pública. Na primeira, é o lugar onde falamos do assunto e o praticamos. No segundo, falamos dele, contamos vantagem ou, simplesmente, admiramos o que consideramos belo e desejável.

Voltando ao início, o sexo é coisa natural, muito natural. O que não é natural é a sua exploração, sobretudo a subliminar. E é isso, de um modo geral, que vem acontecendo com a indústria do entretenimento, com as campanhas publicitárias, com os apelos de venda. Básicos, cineastas, publicitários, produtores de TV, de show e de outras atrações voltadas para o entretenimento descobriram que sexo vende. E estão indo fundo neste filão.

Eles acham que estão mimetizando a sociedade, mas na verdade estão apenas ganhando dinheiro com o sexo, da mesma forma com que fazem os que vendem o corpo. De certa forma, todos eles se tornaram cafetões, lucrando com o sexo e promovendo a sua exploração com a transformação de homens e mulheres em simples objetos, onde o que interessa é o corpo, mostrá-lo e assumir atitudes sensuais. É o que faz a Rihanna e muitos outros.

E nós, no final, batemos palmas, pois já fomos totalmente envolvidos.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Trump e o retorno ao passado: a volta da história

TRUMP E O RETORNO AO PASSADO

As ações do presidente Donald Trump configuram uma tentativa de volta ao passado, virando o rumo da história. Mas o que a própria história mostra é que o novo sempre supera o velho. Ao manter-se no velho, quem nele fica, olha para trás e perde o futuro.

Leia mais »
O Grande Irmão e o capitalismo de vigilância

A VIGILÂNCIA DIGITAL COMO ROTINA

Hoje, a realidade supera a ficção e o Grande Irmão, do romance 1984, de Orson Wells, foi superado pelo capitalismo de vigilância, que lucra com os dados de quem via, em todos os momentos da vida, através dos aplicativos e da internet.

Leia mais »
O brote, o pão pomerano dos capixabas, servido e à espera de ser consumido.

BROTE, O PÃO POMERANO DOS CAPIXABAS

O brote, o pão que os pomeranos criaram e que se tornou ícone cultura do Espírito Santo, é uma receita simples e fácil de fazer, resulta em um ótimo pão para o café da manhã, o lanche da tarde ou, mesmo, para um sanduíche à noite.

Leia mais »
Um pão básico e rápido feito com fermento natural que ficou ótimo

PÃO BÁSICO RÁPIDO COM FERMENTO NATURAL

O pão de fermentação natural pode ser feito de modo mais rápido e, mesmo assim, ser gostoso e saudável. É o caso desta receita, que acabei de testar. O meio para encurtar o tempo é deixar a massa fermentando durante a noite, estando pronta para ser moldada, fazer a segunda fermentação e ser assada logo na manhã do dia seguinte.

Leia mais »