MENTIRA? QUEM É QUE GARANTE

27/out/2009 · 7 conversas

Post image for MENTIRA? QUEM É QUE GARANTE

Existem situações que não têm explicação e, como diria alguém muito culto, ao dá-la a emenda sairia pior do que o soneto. Existem, também, estereótipos, que nos fazem ver uma ou mais pessoas de uma determinada maneira, enquadrando-a através de sua profissão, de sua aparência ou do seu comportamento. Com os estereótipos, vem as etiquetas como, por exemplo, dizer que todo policial é violento ou todo político é corrupto. Sabemos que temos ótimos policiais, como também sabemos que existem políticos honestos. O que acontece, neste caso, é a generalização, que etiqueta pessoas, profissões e atuações.

Por que toda essa lenga-lenga? Achei-a necessária para justificar este post que fala exatamente de rótulos e, a partir deles, envereda pelo que podemos chamar de “mentiras”, uma situação que não corresponde inteiramente ao real, mas na qual existe, sem dúvida, uma dose de exagero, chegando à etiquetagem. O fato é que, por email, recebi de um amigo uma relação do que ele chamou – ela veio de outros remetentes, passando por várias caixas postais – de “mentiras mais contadas”.

Veja se você concorda:

  • ADVOGADO: Esse processo é rápido.
  • AMBULANTE: Qualquer coisa, volta aqui que a gente troca.
  • ANFITRIÃO: Já vai? Ainda é cedo!
  • ANIVERSARIANTE: Presente? Sua presença é mais importante…
  • BÊBADO: Sei perfeitamente o que estou dizendo.
  • CASAL SEM FILHOS: Visite-nos sempre; adoramos suas crianças.
  • CORRETOR DE IMÓVEIS: Em 6 meses colocarão: água, luz e telefone.
  • DELEGADO: Tomaremos providências.
  • DENTISTA: Não vai doer nada.
  • DESILUDIDA: Não quero mais saber de homem.
  • DEVEDOR: Amanhã, sem falta!
  • ENCANADOR: É muita pressão que vem da rua..
  • FILHA DE 17 ANOS: Dormi na casa de uma colega..
  • FILHO DE 18 ANOS: Antes das 11 estarei de volta.
  • GERENTE DE BANCO: Trabalhamos com as taxas mais baixas do mercado.
  • INIMIGO DO MORTO: Era um bom sujeito.
  • JOGADOR DE FUTEBOL: Vamos continuar trabalhando e forte.
  • LADRÃO: Isso aqui foi um homem que me deu.
  • MECÂNICO: É o carburador.
  • MUAMBEIRO: Tem garantia de fábrica.
  • NAMORADA: Pra dizer a verdade, nem beijar eu sei…
  • NAMORADO: Você foi a única mulher que eu realmente amei…
  • NOIVO: Casaremos o mais breve possível!
  • ORADOR: Apenas duas palavras…
  • POBRE: Se eu fosse milionário espalhava dinheiro pra todo mundo..
  • RECÉM-CASADO: Até que a morte nos separe.
  • SAPATEIRO: Depois alarga no pé.
  • SOGRA: Em briga de marido e mulher não me meto.
  • VAGABUNDO: Há 3 anos que procuro trabalho mas não encontro.
  • VICIADO: Essa vai ser a última.
  • VICIADO PEGO NO FLAGRA: Estava só segurando pra um amigo…

Bem, o que achou? Eu as achei engraçado. Mas, de outro lado, tenho certeza que, como disse no início, elas derivam dos estereótipos criados para cada uma das atividades, pessoas ou profissão. E graças a ela, os rótulos surgem. Assim, os advogados parecem como enrolados. As sogras como capazes de tomar a defesa do filho ou da filha em todos os momenos e circunstâncias e por aí vai. Na vida real, acho, não é bem assim.Ou será?

Longe de qualquer discussão de fundo, o objetivo, aqui, é o divertimento. No final, concordando ou não que é uma “boa” mentira, capaz de torná-la uma das mais ditas, ou não, teremos nos divertidos. E por diversão, você sabe de alguma outra? Se sabe, conte-a aqui. Vamos ampliar o número das “mentiras”, ampliando o rol de estereótipos e de rótulos. Como brincadeira, é válido.

Gostou? Marque e Divulgue!:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • blogmarks
  • email
  • LinkedIn
  • Live
  • NewsVine
  • Rec6
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • TwitThis
  • Netvibes
  • co.mments
  • FriendFeed

Artigos Relacionados:

  1. Quem usa é quem deve pagar
  2. A mentira está na cara
  3. Quem é que te influencia?
  4. Quem manda e quem obedece
  5. SUPERSTICIOSO, QUEM, EU?

{ 7 conversas }

Jens (6 comments.) 27/out/2009 às 1:37 pm

Como as aparências, as generalizações enganam. Mas, nos exemplos listados por ti, geralmente o que parece, é.

Um abraço.

Lulu on the sky (352 comments.) 27/out/2009 às 6:58 pm

hahaha adorei esse post Lino, cada profissão puxa a sardinha pro próprio lado.
Big Beijos

Francy e Carlos (3 comments.) 28/out/2009 às 7:37 am

Excelente,
Conheço-as de sobra……kkkk… incrível, mas as resposta são mesmo assim, principalmente a do advogado….
bs,

yvone (8 comments.) 28/out/2009 às 4:22 pm

todas são “máximas”, adorei!
Lembrei do Tim Maia: Não bebo, não fumo, não cheiro: Só minto kkkk

cybelemeyer (4 comments.) 28/out/2009 às 5:11 pm

Olá Lino, tudo bem?

Venho lhe convidar para participar da Blogagem Coletiva “Educação Financeira Infantil”. Como educadora me preocupo muito com os valores, ou a falta deles, que são passados para as crianças. Criança é um ser em formação e os atos que vivenciam podem ser incorporados na construção da sua identidade sendo fundamental na postura que terá durante a vida.
Participe ajudando a formar a real concepção sobre a Educação Financeira Infantil.
URL http://migre.me/a6ab Registre sua participação nos comentários
Não deixe de pegar o selinho.

Conto com você!
Abs
Cybele Meyer

tati sabino (5 comments.) 28/out/2009 às 9:20 pm

hahaha..é verdade!! Sempre me perguntei porque o o povo do interior, onde mora os meus sogros sempre dizem ” Já vai, ainda é cedo”, Mesmo que vc tenha ficado o dia inteiro na casa deles, na hora de ir embora eles sempre dizem isso..hahaha, agora entendi!! bjo.

Crazyseawolf (19 comments.) 01/nov/2009 às 11:48 pm

As pessoas dizem que professor é vagabundo porque tem 2 meses de férias, não trabalha, só dá aula…

As conversas deste artigo estão encerradas.

Artigo Anterior:

Próximo Artigo: