Sexo está se tranformando em um assunto recorrente neste blog. Sobre ele já foram publicados alguns artigos – Somos tarados por sexo?, Será que é mesmo assim? e Com o sexo marcado no corpo, dentre outors – que abordam a questão, nem sempre de um jeito sério, mas sempre destacando o que diz a ciência, de um lado, e o comportamento das pessoas, de outro. E é nessa linha comportamental, mas que tem, também, muito de educação e de informação, que o assunto volta a ficar no foco. Há, em relação a ele, uma causa específica: a desinformação sobre o assunto.
Um dos tópicos – e neste como nos outros casos são os homens que estão envolvidos – é sobre ereção. Uma matéria publicada em um jornal local, de grande circulação, ouviu médicos sobre as dúvidas mais frequentes manifestadas por seus “pacientes” sobre o sexo. E a ereção é uma das campeãs, com perguntas – que não serão repetidas aqui – que têm o menor nível de informação. O que a matéria e os médicos destacam é que os homens têm problema para falar de sexo, principalmente quando se trata do seu desempenho. Não admite, muitas vezes, que tem um problema, como é o caso da ejaculação precoce, que atinge uma boa parcela deles.
Embora sejamos – pelo menos ao contar vantagens – campeões do sexo, somos analfabetos quando se trata de informações sobre ele. E isto chega ao ponto de homens pensarem que a mulher só tem orgasmo, prazer, com a penetração. Não sabem que há outros pontos muito mais erógenos, que podem ser explorados em benefício dos dois. Na maioria das vezes e por falta de conhecimento, fica-se no “vai ser bom,não foi?”, quase uma repetição da cópula do coelho, que dura segundos, não envolve prazer, mas pelo menos tem os sentido da reprodução, o que não ocorre com a espécie homo sapiens. Aliás, neste quesito, de sapiens não têm nada.
Aparentemente, as mulheres têm um pouco mais de informação, mas também e a se crer pelos relatos na reportagem, não são campeãs de conhecimento. Um dos dados que se destacam é o orgasmo feminino. Uma boa parcela das mulheres confessa que não o tem, não sabendo o que é prazer no sexo. E do outro lado, os homens nem notam. Afinal, se têm prazer, não se preocupam com a parceira, estabelecendo um relacionamento unidirecional, com a mulher sendo mero instrumento do desafogo sexual. Ou da afirmação masculina que, depois, sai espalhando que “comeu” não sei quantas mulheres, esquecendo-se que, neste quesito – para os dois lados – qualidade é muito melhor do que quantidade.
Tive um amigo, infelizmente já não presente, que tinha um livro com um título pomposo: Tudo que aprendi sobre sexo. Com capa dura, título em relevo, o livro despertava inveja em quem o via de longe ou que o pegava sem abrir. O meu amigo dizia que, nele, ao longo dos anos foi colocando tudo que aprendeu sobre os relacionamentos sexuais com inúmeras parceiras, desde sua adolescência, enquanto casado e, sobretudo, depois de ter se tornado viúvo. E nós que éramos seus amigos sabíamos que era mesmo um garanhão, que dificilmente passava um dia sozinho, mesmo que tivesse de pagar – e fez isso muitas vezes, de diversos modos – por uma companhia.
Sempre que alguém novo chegava ou se aproximava dele, o livro era exibido, despertando interesse e inveja. Sempre sorridente, meu amigo mostrava o livro, fazia charme sobre abri-lo o permitir que fosse aberto, alegando que revelaria muitos segredos, mas no final, acabava cedendo e o “novato” podia apreciar o que ele escreveu. Imaginem o que estava lá? Afinal, era uma vida bem agitada, conhecida por quem estava próximo ou por quem simplesmente o conhecia. Imaginou? Pois errou. O livro era totalmente em branco. A única coisa que tinha era um título, na capa. Conteúdo, nenhum. Era, na verdade, uma pegadinha e tinha por objetivo mostrar que os homens, pelo menos na ótica desse meu amigo, não aprendiam nada sobre o sexo, praticando-o mecanicamente e sem levar em consideração o outro lado.
Aparentemente, a liberação sexual que ocorreu a partir da segunda metade do século XX não mudou o panorama da ignorância. E podemos alinhar como uma prova disso a reportagem em que “pacientes” e “doutores” falam do assunto. No primeiro lado, dúvida, dúvidas e dúvidas… Do segundo, explicações que são mecânicas, mostrando que se pode proceder de outra forma. Será que adianta? O que sei e que ficou patente nos depoimentos é que existe desconhecimento, mas as pessoas não são desinformadas sobre outras coisas. Aparentemente, o que existe é uma espécie de tabu de informar-se sobre sexo. Prevalece, então, o velho machismo latino, com o homem podendo tudo e a mulher sendo apenas passiva.
Aqui, como em tudo na vida, informação é fundamental. Com ela, podemos aproveitar melhor não só o sexo, como muitas outras coisas. Deixando-a de lado, também colocamos a parte ótimas coisas da vida. E sem dúvida, sexo – com participação e correspondência – é uma delas.
Artigos Relacionados:





{ 15 conversas }
Como diz aquela propaganda de uma clínica, “Sexo é vida!”
E acredito que tudo o que for feito pra trazer mais prazer, deve ser vivido intensamente!
E informações, claro, nunca são demais…
E, cá entre nós, tenho visto cada coisa nessa net que faria nossos avós deixarem cair a dentadura, hehehe!
Bjo.
Último post de Carla: Eu sou…
“Sexo é vida” foi ótimo..rs
Olha esse texto tá muito bom mesmo heim! Tem homens que acham que o clitóris é um câmbio de marca. E é exatamente ai, onde tem que se tratar com carinho…Mas eu ainda acho que diálogo resolve… isso quando o homem está aberta a diálogo, pq se ele se chaar o rei da cocada preta, vai achar que não precisa de conversa e muito menos que diga a ele o que ele precisa fazer para dar mais prazer.. e é axatamente ai que muitos homens perdem…
Isso me fez lembrar uma frase do Woody Allen que dizia: “se masturbar é fazer sexo com quem você mais gosta.” rs
Achei genial… conhecer o próprio corpo não é pecado algum…
bjs
Último post de Vanessa: Tradicional ou Estrutural?
Acho que ninguém sabe tudo em qualquer coisa que seja, especialmente no sexo.
Que é na minha opinião uma descoberta e uma renovação constante desde que seja permitido ser. Acho que levar em conta as opiniões de ambos os lados é essencial, esquecendo um pouco,deixando de lado as próprias verdades,coisa tão natural no ser humano.
Abrir mão dessas verdades e agir pautados no diálogo é uma boa maneira de viver o sexo com tudo de bom que podemos sentir.
Como sempre Lino, uma abordagem excepcional.
Obrigada pelas suas visitas lá no Fragmentos e uma boa tarde para você!
Abraço, Cris
Último post de Cris Penaforte R. Leal: Saudades…"Fragmentos" de um os lugares mais lindos que eu conheço…
Ahh eu acho que já aprendi um bocado sobre sexo, mas sei que muito vou aprender. Observo as mulheres mais informadas que os homens, porém ainda tímidas para avançar na prática.
Beijos
Último post de Nilza: Louca de prazer
Olá Lino! Um assunto que é tabu para muitos homens ainda hoje. Mas como mesmo finaliza o post, informação é fundamental. Há muitas maneiras de tratar o assunto numa boa e obter soluções para problemas. As mulheres também agradecem este maior conhecimento porque as carícias e o amor não significam mesmo só a cópula, as carícias , um olhar podem falar muito mais!
Beijo.
Último post de Claudinha: Meus Versos Simples
Nos dias de hoje,com as informações aparecendo “pelo ladrão” ,é até uma heresia alguém manifestar desconhecimento,LINO.
Seja pelo que fôr.
Abraços!!
Ué… taí o Google, uai!!!! hehehe
Essa é uma das vantagens de ficar velho, meu caro, a gente aprende por bem ou por mal!
Nesse caso é sempre um prazer!
Um abração
Último post de Carlos Emerson Jr.: O muro do Rio
Sexo é um desses assuntos que nunca se esgotam. Muito bom o texto. Bjus
Minha situação sexual é definida nas seguintes palavras:
- Sou casado!
Sexo é um assunto que ainda é tabu pq a nossa sociedade é machista e uma mulher falando abertamente sobre sexo é julgada por isso.
Big Beijos
Se uma mulher limpar a mão suja de esperma somente com um pano seco e após uns 15 minutos a mesma se masturbar, corre algum risco de gravidez?
Lino, ótimo texto. Leve e de uma verdade absoluta! Detalhes tão básicos sobre sexo, e que são ignorados por muitos homens e mulheres tb.
A ignorância do homem sobre orgasmos feminino é grotesca. E a mulher por sua vez, tem vergonha ou medo de falar do que gosta e o que lhe dá prazer…
Adorei o livro de seu amigo. Te juro que quando comecei a ler, os detalhes que vc foi colocando já imaginava que o livro estava em branco… rs
É uma pena que algo que nos dá tanto prazer, quando feito com um parceiro que sabe das coisas, seja ainda tão desconhecido por muitos!
Beijos!
Último post de Avassaladora: Magia…!
Sò sei se que uma parceira minha não chega nunca ao orgasmo, tem alguma coisa errada e é melhor se ajeitar… todo homem deveria entender que isso é uma espécie de obrigação, dentro das possibilidades físicas.
Prazer é para os dois, quem só pensa em si mesmo, nem deveria praticar sexo.
Último post de Fábio Max: ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA
querido obrigada, qdo estiver saindo te aviso.
- tenho um livro que é uma dica ótima, lá tem tudo sobre sexo, tt do homem qto da mulher apesar do título- foram médicos taoistas que escreveram
“O orgasmo múltiplo do homem”
compre que vale a pena.
É científico, tem desenhos dos orgãos, nada de desacanagem, aprendi por ali algumas coisinhas e olhe que eu sou macaca velha- hihihi
Lino, vc deixou escapar uns errinhos de digitaçao, ex: outors
Releia e corrija, se quiser- eu gosyto qdo me avisam.
Bjs, Laura
Último post de Laura: Uma coisinha à toa
tenho uma duvida sobre sexo, gostaria que uma ginecologista lesse meu e-mail.
As conversas deste artigo estão encerradas.