Café contra o álcool

15/jun/2006

Uma das bebidas mais consumidas do mundo, o café, durante algum tempo, foi mal visto. Diziam que ele prejudicava a saúde e, portanto, não deveria ser tomado.

Um dos aspectos ressaltados era o fato de ser um estimulante natural. Mesmo olhado com maus olhos, seu consumo continuou grande.

Mais recentemente, a situação começou a mudar. Pesquisas após pesquisas começaram a apontar o café como algo benéfico à saúde.

A mais recente informação acaba de ser publicada na revista Science. Ela dá conta que o café pode agir para a proteção do fígado no caso de quem consome bebidas alcoólicas.

A pesquisa foi realizada com 125 mil pessoas e, dela, afirma o médico Arthur Klatsky, do Programa Permanente de Cuidados Médicos, de Oakland, na Califórnia, Estados Unidos:

“O consumo de café parece trazer proteção contra a cirrose alcoólica e quanto maior a quantidade de café que a pessoa consome, maior a proteção”.

Quem toma bebida alcoólica e café tem uma maior proteção contra a cirrose. Em alguns casos – o consumo de quatrou o mais xícaras de café – a diferença entre quem consome a bebida e tem cirrose e de quem a consome e não tem, é de 80%.

Sem dúvida, esta é uma boa notícia. Tanto para quem gosta de café e o toma regularmente, quanto para os que gostam de um “gole”.

O fato é que, no caso do café, temos mais uma boa notícia. O que serve para tranquilizar ainda mais seus tomadores.

O que a ciência diz, de um modo geral, é que café não faz mal.

Pelo contrário, faz bem.

Gostou? Marque e Divulgue!:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • blogmarks
  • email
  • LinkedIn
  • Live
  • NewsVine
  • Rec6
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • TwitThis
  • Netvibes
  • co.mments
  • FriendFeed

Artigos Relacionados:

  1. Contra a censura na Internet
  2. Contra a censura
  3. Um libelo contra os monoteísmos
  4. Iguais, até prova em contrário

As conversas deste artigo estão encerradas.

Artigo Anterior:

Próximo Artigo: