A questão do voto nulo

20/jun/2006 · 2 conversas

Tenho recebido algumas correntes, via Internet, pregando o voto nulo.

O argumento é sempre o mesmo: os políticos não merecem confiança e, por isso, votar nulo é puni-los, não os elegendo.

O raciocínio não é correto. Quem vota nulo, normalmente, é quem tem maior informação, consciência e sabe escolher um candidato.

A maioria da população vai votar, e vota em alguém. Muitos, por clientelismo. Outros, por interesse, mas o fato é que a maioria vota.

Se assim é, anular o voto, não pude os políticos. Na verdade, ajuda aos maus políticos, já que, sem o voto consciente, fica mais fácil deles se elegerem.

Só votando – e pedindo votos – é que podemos mudar a situação, afastando do Executivo e do Legislativo os maus políticos e colocando neles os bons.

Anular o voto, para usar uma analogia, é lavar as mãos, dizendo: não quero participar.

E quem não participa não pode, depois, cobrar ou reclamar.

Votar – agora, nestas eleições – é muito importante. Vamos exercitar não o dever, mas o direito ao voto e eleger bons políticos.

Gostou? Marque e Divulgue!:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • blogmarks
  • email
  • LinkedIn
  • Live
  • NewsVine
  • Rec6
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • TwitThis
  • Netvibes
  • co.mments
  • FriendFeed

Artigos Relacionados:

  1. Na hora do voto limpo
  2. O custo de um voto
  3. O primado da ética
  4. Está chegando a hora
  5. Uma resposta clara

{ 2 conversas }

Debora (3 comments.) 21/jun/2006 às 11:24 am

Eu acho que uma grande quantidade de votos nulos é como um tapa na cara dos políticos. Mas concordo que quem vota nulo é quem tem condições de escolher um candidato com consciência. Não podemos lavar as mãos nesse momento.

valter 02/set/2006 às 9:06 pm

quem para voce é um bom politico.
Lula era. e agora o que me diz

As conversas deste artigo estão encerradas.

Artigo Anterior:

Próximo Artigo: